No dia 5 de abril, a partir das 18:00h, o grupo Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA) realizará mais uma edição do Sarau JACA de Poesia, que será um marco cultural para a cidade de Salvador e especialmente para o bairro de Cajazeiras. O evento acontecerá na sede do grupo, localizada na Av. Herculano Menezes, Indústria no Bairro, Cajazeiras 5, e reunirá além da poesia, a música e outras linguagens artísticas expressando o potencial criativo e crítico da juventude.
Nesta ocasião especial, será lançado o livro de poesias “Juventude, Literatura e Insurgência”, uma publicação coletiva fruto de oficinas de escrita criativa e recital realizados ao longo de 2024 em três escolas públicas do bairro. O livro, elaborado com a participação direta de estudantes, reflete a vivência, os anseios e as reflexões dessa juventude, traduzindo em versos a potência da resistência e da expressão cultural. Destaca-se nesta produção coletiva o fato de que serão mais de 50 novas e novos poetas que terão pela primeira vez suas produções poéticas apresentadas ao público de forma impressa.
O Sarau do JACA é um espaço de encontro, celebração e valorização das manifestações artísticas locais e da cidade de Salvador há dez anos e, além do lançamento do livro, o contará com o tradicional microfone aberto para apresentações de poesia, música, performances artísticas e intervenções culturais, protagonizadas pelos jovens participantes das oficinas, por artistas convidados e o público presente. A programação visa fortalecer o protagonismo juvenil e destacar a importância da literatura como ferramenta de expressão e transformação social.
Serviço:
• O quê: Sarau JACA de Poesia com lançamento do livro “Juventude, Literatura e Insurgência”
• Quando: 5 de abril, às 18:00h
• Onde: Sede do JACA, Av. Herculano Menezes, Indústria no Bairro, Cajazeiras 5
Sobre a JACA:
A Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA) é um coletivo que atua há 21 anos no bairro de Cajazeiras, promovendo ações culturais, educativas, políticas e de economia solidária voltadas para o empoderamento da juventude. Por meio de projetos como oficinas, saraus, intervenções artísticas e o trabalho com reciclagem de resíduos tecnológicos (metarreciclagem), o grupo busca fortalecer a identidade cultural da comunidade, fomentar o diálogo sobre temas como direitos humanos, equidade e justiça social, além de estimular alternativas de geração de renda na comunidade.