a cultura
nos libertará
atividades
Outras atividades realizadas pelo grupo, como o Sarau JACA de Poesia, bem como o grupo de vídeo Cine debate, Caravana cultural dentre outras ações que são realizadas pelo grupo, visam problematizar a realidade cotidiana dos jovens de Cajazeiras, denunciando os abusos do poder através de uma pedagogia centrada na Arte como vetor das transformações socioculturais e conquista de direitos.
A arte negra do fazer poético envolve não apenas a produção gráfica, técnica ou emotiva da criação literária, mas também a conquista de novos símbolos e significados acerca de si mesmo e do outro no âmbito da cultura. Os saraus de poesia atuam na construção de uma intersubjetividade capaz de dar novos significados ao campo das relações sociais e influenciar a criação de hábitos e práticas grupais acerca das desigualdades raciais existentes no Brasil.
Os saraus de poesia dão vida e beleza ao povo negro, resgatando sua ancestralidade, dignidade e força, atuando como uma arma contra a discriminação racial e um conjunto de opressões estruturais identificados na constituição da sociedade brasileira. Além de ser uma atividade lúdica, de arte e prazer, o Sarau do JACA é também uma forma de educarmo-nos juntos na construção de saberes que nos permitam diminuir o conjunto das opressões e segregações sociais impostas a população negra.
Promovemos diversas atividades artísticas e culturais, além de debates, que envolvam a juventude com as problemáticas vividas na comunidade de Cajazeiras, que assim como outros bairros da periferia de salvador, tem dificuldades, de acesso à educação, lazer, cultura, transporte, trabalho, etc.